As lavouras da região de Araraquara estão preparadas para geada?

Sabemos que as condições climáticas podem afetar o desenvolvimento de diversas lavouras e também podem influenciar no resultado da safra. Nos últimos meses, as plantações de citros têm sido prejudicadas pelas últimas geadas e também pelas baixas temperaturas que são frequentes nos meses de inverno.

Realmente, esse tema é de grande importância, pois o agricultor deve estar preparado para essas situações. Desse modo, torna-se possível planejar o trabalho das plantações da melhor forma possível para o atual período e, assim, melhorar os resultados. 

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacaremos o que aconteceu com as plantações de citros, abordaremos sobre a previsão das temperaturas para o próximo mês de inverno e informaremos o que você pode fazer diante do cenário atual. Continue com a gente. 

O que aconteceu com as plantações de citros?

A região centro-norte do Estado de São Paulo, incluindo a região de Araraquara, tem sido muito atingida pelas geadas em suas lavouras. Esse fenômeno meteorológico gera impactos na citricultura.

Isso porque, em muitas culturas críticas houve queima das floradas, queima dos futuros frutos para a próxima safra, queima de vegetação nova, das várzeas e ainda houve mortes de plantas por conta do frio. Nesse cenário de baixa oferta dos produtos cítricos, a previsão é de alta dos preços, especialmente se a demanda continuar elevada. 

Por outro lado, as baixas temperaturas, que são comuns nos meses de inverno, favorecem a frutificação da nova safra. Alguns produtores de laranja espera uma segunda florada. 

No entanto, quem irrigou as plantações com o objetivo de escapar do calor foi prejudicado pelas geadas. Nesse cenário, o produtor pode perder peso da fruta e os cítricos ficarão mais leves. Além disso, serão necessárias mais frutas para produzir suco.

Qual a previsão das temperaturas para o próximo mês em Araraquara? 

De acordo com o Climatempo, os próximos dias devem ser secos e não há previsão de chuvas nas próximas 2 semanas em Araraquara, no interior do estado de São Paulo. As temperaturas também devem oscilar bastante nos próximos dias e isso se deve ao tempo seco na região. As máximas podem chegar até a 37 ºC e as mínimas podem chegar a 17 ºC.

Por outro lado, o frio deve ser menos rigoroso nos próximos dias e há baixas probabilidades de geada na região. Desse modo, podemos dizer que o clima deve ser favorável nos próximos dias na região de Araraquara, o que pode ser uma ótima notícia para os produtores cítricos.

O que fazer num cenário de geadas nas lavouras de Araraquara?

Trata-se de uma das dúvidas mais frequentes por parte dos produtores, especialmente os agricultores de cítricos do interior paulista. Esse questionamento é bastante pertinente, pois torna-se possível manter os níveis produtivos da lavoura.

Para prevenir da geada e das baixas temperaturas frequentes nos meses de inverno, deve-se molhar o solo e deixá-lo encharcado. Na sequência é necessário aplicar potássio nas folhas juntamente com uma alga marinha, pois essa prática vai ajudar a reduzir o estresse na planta. Além disso, é uma ótima ideia utilizar aminoácidos para dar mais energia para as plantas cítricas.

Com as baixas temperaturas, as lavouras da região de Araraquara têm sido prejudicadas, especialmente as plantações de produtos cítricos, pois elas  apresentam sensibilidade em relação às baixas temperaturas. Nesse contexto, é muito importante um bom planejamento para que seja possível diminuir os prejuízos e melhorar os resultados da atual safra.

No nosso canal do Youtube você ainda tem acesso à dicas do Executivo de Agronegócio Raphael Terra, confira um trecho:

Este conteúdo na qual destacamos sobre os últimos acontecimentos envolvendo as lavouras de citros da região de Araraquara foi útil para você? Compartilhe este artigo aos seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre esse relevante assunto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *