Muitos agricultores, especialmente os iniciantes no ramo, apresentam a seguinte dúvida: qual é o espaçamento ideal da laranja? Esse questionamento é pertinente por diferentes razões. Primeiramente, a definição de um espaçamento adequado contribui para uma boa safra dos produtos cítricos.
Além disso, a laranja tem grande importância na economia nacional e é uma das principais culturas desenvolvidas no Brasil. Desse modo, podemos dizer que essa fruta representa uma grande parcela da renda de muitos produtores e também de diversos trabalhadores do campo.
Caso você esteja com dúvida em relação a esse assunto, este post foi feito inteiramente para você. Neste conteúdo explicaremos detalhadamente sobre a importância da laranja economia nacional, destacaremos sobre o espaçamento ideal na plantação da laranjeira e informaremos em relação a outros cuidados necessários para que seja possível assegurar uma ótima safra. Continue com a gente.
O que é a citricultura?
Antes de destacarmos sobre a importância da laranja para a economia nacional, é fundamental destacarmos sobre o que é a citricultura para proporcionar uma melhor compreensão sobre o tema. A citricultura faz referência ao nome dado a plantação de frutas cítricas. Entre alguns exemplos estão a laranja, limão, tangerina etc..
A plantação de cítricos precisa de amplos espaços físicos, pois costuma ser realizada com pouca densidade de plantas por hectare. Atualmente, os principais produtores cítricos nacionais são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e Bahia.
Qual a importância da laranja na economia nacional?
A laranja juntamente com outros produtos cítricos em geral e o setor agropecuário, ajuda o Brasil na balança comercial. Segundo o levantamento feito pela Secretaria-Executiva do Comércio Exterior, ligada ao Ministério da Economia, a balança comercial brasileira apresentou um superávit de US$ 1,727 bilhão.
É importante destacar que os produtos cítricos, incluindo a laranja, apresenta alta demanda e isso faz com que essas frutas sejam valorizadas no mercado internacional. A citricultura também é responsável por gerar vários empregos na zona rural.
Qual o espaçamento ideal na plantação da laranja?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes por parte de muitos agricultores, pois é um dos principais fatores que contribuem para otimizar a produtividade da lavoura e também assegurar o sucesso da safra.
A boa notícia é que não há muitos segredos em relação a esse tema. O espaçamento entre linhas deve oscilar entre 6 e 7 metros e o espaçamento entre plantas deve variar entre 2,5 e 3,5 metros.
Sobre o solo, é recomendado contar com o areno-argiloso, pois ele não é ralo e nem é fácil de encharcar. Também é importante que o solo seja permeável e profundo.
Há outras simples dicas que poderão melhorar as condições do solo. Entre elas estão adicionar calcário à terra com o objetivo de fazer o ajuste do pH entre 5 e 6 e a utilização de adubo orgânico.
Quais são os principais cuidados para assegurar uma boa safra?
Além da questão do espaçamento que destacamos há pouco, é muito importante tomar outros cuidados para que seja possível assegurar uma boa safra. Entre as principais questões que merecem atenção neste contexto estão o desenvolvimento de um ambiente adequado para a cultura, os cuidados com o plantio e atenção ao ataque de pragas. Destacaremos sobre esses aspectos na sequência do conteúdo.
Desenvolvimento de um ambiente adequado
O primeiro cuidado a ser tomado para assegurar o desenvolvimento de uma boa safra é o desenvolvimento de um ambiente favorável. Essa questão começa pela temperatura. O ideal é que ela varie entre 23 e 32 ºC. Além disso, a área destinada ao plantio deve ter bastante incidência de luz solar, pois a luminosidade ajuda na produção de vitamina C. Também é necessário fazer a poda de limpeza com o objetivo de possibilitar o acesso da luz na parte interna da arvore.
Cuidados com o plantio
É recomendável fazer o plantio de mudas produzidas em viveiros certificados durante a estação chuvosa, que costuma acontecer entre os meses de setembro e março (primavera e verão). No entanto, você pode fazer o cultivo em outros períodos do ano, mas a produtividade tende a ser menor em relação ao período chuvoso.
Cuidados com as pragas
Existem alguns cuidados adicionais a serem feitos. Primeiramente, nos primeiros 24 meses costumam surgir algumas brotações abaixo da copa das laranjeiras. Nesse contexto, assim que elas nascerem, devem ser eliminadas de forma manual.
Também é muito importante estar atento em relação ao ataque de diferentes pragas. Entre alguns exemplos estão os ácaros, lagartas, formigas, moscas, pulgões e cochonilhas. Todas essas pragas podem provocar grandes prejuízos e comprometer a safra.
Como é possível perceber, o espaçamento ideal na plantação de laranja é um aspecto fundamental para que seja possível garantir uma boa safra. Também é necessário tomar alguns cuidados complementares com a plantação para que seja possível obter ótimos resultados. Por esse motivo, apresentamos as principais questões pertinentes para ajudá-lo a ter sucesso nas suas plantações.
Este conteúdo na qual destacamos espaçamento ideal na plantação de laranja e outros cuidados pertinentes foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.