A disseminação do coronavírus no campo

A pandemia da COVID-19 se alastra por diversas partes do mundo e essa realidade não é diferente no Brasil. 

O país é o terceiro com maior número de casos e só fica atrás dos Estados Unidos e da Índia. Nesse contexto, a disseminação do coronavírus no campo tem gerado bastante preocupação no setor agropecuário. 

É muito importante evitar a disseminação da doença na zona rural para garantir a proteção dos trabalhadores do campo e de outras pessoas que estão envolvidas nas atividades referentes ao setor primário da economia.

Pensando na importância desse tema, neste post informaremos o que é o Coronavírus e quais as formas de contágio. 

Além disso, destacamos quais são os principais cuidados para evitar a disseminação do coronavírus no campo Acompanhe a seguir.

Quais as formas de contágio do coronavírus?

A Covid-19 faz referência a um vírus que pode causar infecções respiratórias. Os primeiros casos foram registrados na China, em 2019, e rapidamente a doença se espalhou pelo mundo.

A doença é bastante contagiosa, pois a forma de transmissão se dá por meio do contato físico ou pelas vias respiratórias.

Nesse contexto, incluem-se gotas de saliva expelidas na tosse, compartilhamento de objetos contaminados etc. Além disso, se a pessoa levar as mãos infectadas ao rosto, ao nariz, à boca ou aos olhos, ela pode se contaminar também.

Como os processos da agropecuária podem favorecer a disseminação da COVID-19?

Um dos principais meios de disseminação do coronavírus é o contato de superfícies contaminadas. No campo, alguns equipamentos como as enxadas, machados, pás, roçadeiras, máquinas devem receber bastante cuidado, pois se estiver contaminado pode transmitir a doença.

Por esse motivo, esses objetos devem ser higienizados constantemente. Além disso, deve-se evitar o compartilhamento desses materiais. É importante que cada trabalhador rural conte com a sua ferramenta de trabalho.

Como anda a situação da pandemia no campo?

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, foram confirmados mais de cinco milhões de casos e mais de 140 mil pessoas perderam as vidas no país. Não há dados precisos informando sobre o número de casos que ocorreram no campo e na zona urbana.

No entanto, como a doença é altamente contagiosa, é necessário tomar alguns cuidados. Muita gente pode acreditar que a zona rural, pelo fato de estar distante da cidade, está livre do coronavírus. No entanto, quem trabalha ou mora no campo também está sujeito a contrair a doença.

Quais os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus no campo?

Destacamos anteriormente sobre a necessidade de estar atento e tomar os devidos cuidados para evitar a disseminação da doença. Agora, você deve estar se perguntando: quais são os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus no campo?

Não há muitos segredos em relação a essa questão. Algumas dicas simples ajudarão nisso, como o distanciamento social, o uso de máscara, a redução do compartilhamento das ferramentas de trabalho, a utilização do álcool gel e a higienização do ambiente. 

Distanciamento social

Essa é uma das dicas mais conhecidas, porém é fundamental para evitar a disseminação do coronavírus no campo. 

Nesse contexto, é muito importante evitar aglomerações e procurar manter a distância entre as pessoas que trabalham na zona rural. É necessário que esteja, pelo menos, um metro e meio de distância em relação a outra pessoa.

Essa questão do distanciamento até pode parecer chata realmente, mas seguindo essa recomendação será possível diminuir o risco de contágio da COVID-19 na zona rural.

Uso de máscara

Trata-se de outra dica básica e também importante para evitar o crescimento exponencial da doença nas áreas rurais. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso da máscara para toda a população mundial. Segundo o órgão, o material fornece uma barreira para gotículas que são expelidas pelo ar e que poderiam ser infecciosas.

Esse objeto é de uso individual. É recomendável que as máscaras sejam descartáveis e trocadas, no mínimo, quatro vezes por dia. Vale destacar que o uso da máscara, somente, não resolve totalmente o problema da COVID-19. 

É preciso ainda tomar outros cuidados, nos quais destacamos ainda neste post.

Redução do compartilhamento das ferramentas de trabalho

É muito importante fazer a higienização das ferramentas de trabalho (incluindo as pás, enxadas, entre outras) e também deve-se evitar o compartilhamento. Isso porque, caso diversas pessoas utilizem o mesmo material, há maior risco de transmissão da doença.

Dessa forma, cada empregado deve ficar responsável pelas suas próprias ferramentas durante todo o expediente. É necessário evitar ao máximo divisões com outras pessoas.

Disponibilização do álcool gel

O álcool em gel 70% é um dos produtos mais importantes na higienização. Por esse motivo, deve ser disponibilizado nos diferentes elementos da cadeia no ramo agropecuário. 

Dessa forma, é necessário disponibilizar o produto no campo e também nas áreas administrativas. O produto é indicado para situações em que não é possível fazer a lavagem das mãos com água e sabão.

Higienização das ferramentas de trabalho

Destacamos sobre a importância da higienização e é sempre necessário reforçar sobre esse tema. 

Esse cuidado deve ser tomado ao manusear máquinas e equipamentos (tratores, colheitadeiras) e outras superfícies que são constantemente tocadas. Nesse último caso inclui volantes, maçanetas, marchas de veículos, entre outros elementos.

Em casa, deve ser evitado, ao máximo, o compartilhamento de copos, talheres, pratos, toalhas, mesmo com os familiares.

Afastamento dos funcionários com sintomas

Como a Covid-19 é altamente contagiosa, é necessário afastar os funcionários que apresentarem algum sintoma. Dessa maneira, evita-se que a pandemia se alastre pelo campo.

Por isso quem apresentar alguns sintomas da doença com tosse, febre, cansaço e dor no corpo, deve ser afastado do trabalho para a realização do teste de Identificação do Coronavírus. Se o resultado for positivo, a pessoa deve ficar 15 dias em isolamento domiciliar e afastada do trabalho.

O coronavírus se espalhou por diferentes regiões do mundo, inclusive no Brasil. Nesse contexto, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar a disseminação da doença no campo. Dessa forma, será possível garantir segurança aos trabalhadores e continuar, com os devidos cuidados, as atividades do setor agropecuário.

Você ainda está com alguma dúvida sobre como ocorre a disseminação do coronavírus no campo? Deixe o seu comentário em um post. Será um grande prazer ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *