Muitos agricultores pensam em metodologias ou ações que possam melhorar a produtividade na agricultura. Essa questão é bastante relevante, pois ajudará o profissional do campo a vender mais e, consequentemente, maximizar os lucros.
Uma safra de boa qualidade e também com uma quantidade adequada, auxiliará o agricultor a comercializar a commodity (pode ser, por exemplo, o café, a laranja etc.) para diversos mercados, inclusive os internacionais.
A produtividade, portanto, é um elemento fundamental na agricultura.
Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre esse assunto. Pensando nisso, neste post forneceremos algumas dicas que o ajudarão a otimizar a produtividade da sua lavoura. Acompanhe a seguir.
Faça a rotatividade de culturas
A rotatividade de culturas está longe de ser uma técnica nova no meio agropecuário, no entanto, muitos produtores ainda não adotam essa prática.
Agora, você deve estar se perguntando: qual a importância da rotação de culturas?
Com a rotatividade, a sua terra terá acesso a diversos nutrientes e, com isso, tende a ser mais produtiva. Além disso, você conseguirá desenvolver mais culturas, gerando mais valor no mercado.
No entanto, é muito importante ter um planejamento adequado para fazer uma rotação de culturas eficiente. Primeiramente, é fundamental entender sobre a aptidão agrícola de cada região e verificar quais são as plantações com maior chance de sucesso.
Além da diversificação de nutrientes, com a rotação de culturas, diminui-se o desgaste do solo e otimiza o potencial fértil da propriedade, especialmente no longo prazo.
Por outro lado, quando não há a rotatividade adequada, a terra tende a perder nutrientes e a lavoura pode sofrer mais com patologias e pragas.
Por fim, a rotação de culturas ajuda a reduzir os riscos da atividade rural ao meio ambiente.
Aposte na agricultura de precisão
Trata-se de uma metodologia de trabalho que o ajudará a trabalhar de forma precisa, evitando desperdícios e atuando no foco dos problemas.
Por meio de diferentes estudos e do armazenamento de dados, a agricultura de precisão possibilita um melhor uso do solo e dos recursos naturais. A técnica, portanto, assegura mais efetividade e diminui os custos no campo.
Existem diversas tecnologias que ajudam na agricultura de precisão, ou seja, contribuem para que o ramo seja mais produtivo. Entre elas estão:
- instalação de GPS: oriente as máquinas agrícolas e possibilitam a consulta do trajeto em tempo real;
- armazenamento de dados na nuvem: essa ferramenta possibilita uma consulta rápida dos dados, pois eles podem ser consultados a qualquer momento e qualquer local. Só é necessário ter acesso à internet;
- drones: possibilitam uma análise ampla do ambiente e, com isso, o agricultor pode vistoriar a propriedade em tempo real. As imagens são de alta resolução e possibilitam, inclusive, a verificação de doenças e pragas.
Utilize fertilizantes de maneira adequada
O uso de fertilizantes é um dos principais fatores que contribuem para uma boa colheita. Porém, o uso deve ser feito de maneira adequada.
Caso contrário, o mau uso pode causar dependência do produto nas próximas plantações ou pode contaminar o solo por resíduos.
Nesse contexto, a aplicação exagerada e repetitiva em toda a lavoura é um erro. Por isso, é indicado um estudo preciso das características do solo para verificar, de maneira precisa, a necessidade das plantas.
É importante verificar a forma física e a fertilidade de cada planta. Dessa maneira, torna-se possível aplicar os nutrientes adequadamente em toda a plantação, o que garantirá uma colheita de qualidade.
Investimento em tecnologia no campo
O investimento em tecnologia é um dos principais segredos para otimizar a produtividade na agricultura. Não é segredo para ninguém que as ferramentas tecnológicas chegaram ao campo e disponibilizam melhores recursos ao produtor.
Essa questão acontece porque as tecnologias proporcionam uma dosagem adequada de fertilizantes, a identificação adequada de problemas na lavoura, controle na distribuição das sementes, controle de irrigação etc.
Além disso, como destacamos anteriormente, os drones permitem a visualização de amplas áreas da lavoura.
Dessa forma, será possível ter o conhecimento aprofundado em relação às características do terreno e, assim, pensar em estratégias adequadas que possam otimizar a produtividade no campo.
Tenha mão-de-obra qualificada
A qualidade do produto final está bastante relacionada com o empenho dos funcionários.
Está certo que existem diferentes fatores que contribuem para a motivação das pessoas e que cada indivíduo apresenta uma motivação predominante diferente, mas há alguns aspectos que merecem a sua atenção sobre esse tema.
Primeiramente, é muito importante prezar por um bom ambiente de trabalho. Isso porque, trata-se de um dos principais fatores de atração dos funcionários.
Além disso, a valorização do profissional tende a deixar a pessoa mais motivada. Algumas ações podem ser desenvolvidas com essa intenção.
Entre elas estão o oferecimento de bons salários, contrato fixo, investimento em aperfeiçoamento e qualificação do profissional etc. Essas medidas, somadas, contribuem para despertar o interesse do profissional em trabalhar no ramo agropecuário.
Em um cenário de intensas mudanças, também é fundamental contar com trabalhadores que estejam abertos em relação às transformações e acompanhem as tendências mercadológicas. Vale destacar que quem não se adapta às novidades, tende a ficar defasado no mercado com o passar do tempo.
Adote modelos sustentáveis de produção
Essa prática é extremamente importante no ramo agropecuário, ainda mais em um contexto na qual o número de queimadas e outras práticas danosas ao meio ambiente tem aumentado.
A adoção de modelos sustentáveis é capaz de garantir a produção de alimentos em longo prazo e sem prejudicar o meio ambiente. Trata-se de uma medida que equilibra as necessidades econômicas e de produção com as demandas naturais, pois não haverá agressões à natureza.
A produtividade na agricultura é uma das questões mais relevantes da atividade no campo. Por esse motivo, é fundamental seguir as dicas que apresentamos, pois elas ajudarão a lavoura a ser mais produtiva. Dessa forma, será possível aumentar os lucros da sua atividade agropecuária.
Está com alguma dúvida sobre como melhorar a produtividade na agricultura? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer auxiliar a esclarecer os seus questionamentos em relação ao tema.