A citricultura está trazendo uma boa fartura e não apenas nos seus frutos. Direta ou indiretamente, a geração de empregos cresceu no ano passado.
O Brasil detém a liderança mundial na produção e importação dos citrus. Logo, sempre foi um dos mercados mais importantes da agricultura, entrando com a soja e carnes.
E, mesmo com os fortes impactos econômicos dos últimos anos, tanto no país quanto no mundo, a citricultura trouxe colheitas muito importantes para o nosso mercado – e não estamos falando apenas das frutas.
Somente em 2021, houve um aumento de 17% na geração de empregos na citricultura.
Com todos os outros setores da economia ainda se recuperando e sofrendo com as altas inflacionárias, além de diversos outros fatores, o mercado de citrus vem na contramão. Em 2021, novamente, o setor é um dos que mais geraram empregos e mantiveram o mercado de trabalho aquecido.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) – o mercado fechou o balanço muito positivo: 38.327 vagas de empregos na citricultura foram geradas. Um aumento de 17% em comparação ao ano anterior.
Mercado de laranja ainda lidera na geração de empregos
Além disso, quando desmembramos ainda mais esses dados, somente a laranja foi diretamente responsável por mais de 801 mil novos empregos – um total de 5,6% de todo o mercado de trabalho da agricultura.
No Estado de São Paulo, dos mais de 289 mil postos de trabalho criados pela agricultura, a laranja abocanhou 13,7% dessas posições. O diretor da CitrusBR – Ibiapaba Netto explicou: “A colheita da laranja é manual, o que faz o setor ser altamente demandante de mão de obra”.
Esses números demonstram que a citricultura é um dos mais importantes setores para a economia, e não apenas pela sua capacidade de exportação. É um dos mercados que mais geram empregos diretos, levando ao desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento para o interior do país. E é por isso que a HidrautecSP é parceira e acredita no potencial do produtor brasileiro.
Para continuar informado sobre notícias do mercado de citricultura, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece.