Irrigação, poda e nutrição de Citros

As árvores cítricas, são importantes para a agricultura no país. Afinal, o Brasil é o maior exportador de laranja do mundo. O clima tropical e a riqueza das nossas terras, fez solo fértil para a expansão e crescimento desse mercado.

Mas, apesar de ser propícia no nosso território, os citros precisam de cuidados especiais, especialmente na irrigação, poda e nutrição. Para deixar o seu pomar mais saudável e com frutas excelentes, separamos essas dicas para cada um desses tópicos:

Nutrição para citros

Também conhecido como adubação, esse processo é fundamental para o crescimento saudável da planta, assim como uma boa capacidade de gerar frutos. Respondendo bem à fertilização, é preciso escolher com cautela o tipo de produto utilizado.

Afinal, assim como nós, elas também precisam de nutrientes para seu desenvolvimento. Similares as nossas necessidades, também existem os macronutrientes – aqueles com maior demanda de disponibilidade – e os micronutrientes.

  • Macronutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre;
  • Micronutrientes: Boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.

Cada deficiência, se demonstra em sintomas nas folhagens e frutos. Por exemplo, falta de fósforo, causa uma redução no tamanho das plantas, além de extremidades secas e quebradiças.

Portanto, a adubação funciona de três formas: correção, fornecimento ou complementação. É preciso sempre ficar atento aos produtos que melhor atendem as necessidades nutricionais do citro, evitando riscos de deficiência e consequências mais graves para o seu pomar.

E quando devo aplicar a fertilização?

A adubação é fundamental para que as citros forneçam grandes levas de fruto. Porém, esse processo, requer muito da planta, que consome grande quantidade de energia e nutrientes. Portanto, os melhores momentos para fazer isso são:

  1. Florada – quando a planta está no início do processo de florimento;
  2. Crescimento dos frutos – aproveite para adubar e garantir que eles tenham a melhor qualidade;
  3. Após a colheita – depois de colhidos, é como uma mãe que acabou de dar à luz. Precisa de toda energia e alimentação possível.

Irrigação

A irrigação também é fundamental para a saúde das plantas cítricas e é uma tarefa que exige muita atenção. Afinal, são sistemas muito sensíveis e com requisitos muito específicos para os seus cuidados.

Portanto, a irrigação precisa ser uniforme, utilizando o sistema de gotejamento. É exigido ao menos 90% de uniformidade na aplicação de água no sistema. Além disso, os gotejadores precisam ser posicionados e espaçados, para que o resultado seja uma faixa de umidade no solo. Requerimiento de água para o cultivo e Programação da irrigação.

Cada fase do crescimento do citros, exige uma demanda de água diária diferente. Por exemplo, uma planta em pleno crescimento, demanda um consumo de 120 litros de água por dia. Mas, antes de configurar isso no sistema de irritação, é preciso observar as condições de clima, solo e plantio.

Poda dos citros

A poda também é parte essencial do bom desenvolvimento da planta. Afinal, ela garante uma formação mais saudável, controlando seu tamanho, qualidade dos frutos e também variedades para a colheita correta.

A poda é subdividida em 4 tipos:

Poda de Formação

A função dessa poda, é garantir à planta que ela tenha as melhores condições para o seu crescimento. Assim, ela fica da altura e distribuição dos ramos correta, facilitando a colheita – especialmente a manual.

Poda de Limpeza

Como o próprio nome já sugere, serve para eliminar determinados fatores que possam prejudicar a planta e seus frutos. Principalmente os denominados “ramos ladrões”, que ficam entre os ramos interiores das maiores árvores.

Assim, se permite aumentar a iluminação dos galhos, aeração do solo e facilita o manejo interno das plantas, facilitando a colheita.

Poda de Frutificação

O objetivo dessa poda é claro: melhorar a florada e aumentar a qualidade dos frutos. Além disso, permite a renovação dos ramos e espaça mais os galhos, impedindo diversos problemas.

Poda de rejunescimento

Essa é o tipo mais especial e delicado. Ela ocorre em plantas que já sofreram diversas situações adversas, como o abandono, envelhecimento ou que tiveram ataques graves de pragas. Entretanto, depende muito da situação da árvore: é preciso avaliar se ela tem alguma chance de recuperação.

O objetivo dessa poda é estimular a produção de novas gemas e garantir que futuramente ela volte a dar belos frutos. Mas, é necessário ter em mente que esse processo leva ao menos uma safra.

Quando cortar e orientações gerais

O melhor momento de fazer a poda varia muito da região e clima. Exceto, claro, após a colheita – que torna a ação mandatória – cada tipo de poda precisa ser feita respeitando a sazonalidade da região e intensidade de crescimento.

Além disso, é preciso ter muito cuidado com os equipamentos. Afinal, eles podem carregar microorganismos, além de outros riscos, que podem acabar com todo seu esforço e matar seu citros. Sempre higienize os materiais antes de utilizar e após a poda.

Não corte demais, na dúvida, sempre mantenha o mínimo. Podar muito pode gerar o efeito contrário desejado, prejudicando o crescimento da árvore e dificultando a produção dos frutos.

Fique de olho aqui no nosso blog, para ter acesso a materiais informativos e tudo que se relaciona a agricultura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *