Esclareça suas dúvidas sobre o plantio de manga

O plantio da manga é bastante desenvolvido no Brasil e o país é um dos principais produtores no mundo. O estado de São Paulo e as regiões de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são os principais produtores brasileiros da fruta.

Considerando a importância dessa cultura para a agricultura e também a economia nacional, é bastante comum que muitos produtores tenham algumas dúvidas sobre as questões relacionadas ao plantio. 

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos esclarecer as suas principais dúvidas sobre o assunto. Continue com a gente.

O que pode ocasionar a falta de frutos?

Trata-se de uma das principais dúvidas por parte dos produtores que fazem o plantio da mangueira. 

Essa questão não tem como ser diferente, pois eles esperam que essa planta dê frutos para que eles possam ser comercializados e consumidos pelos consumidores.

A manga é um dos produtos em que é consumido praticamente in natura. Por esse motivo, podemos considerar a manga como uma commodity. Desse modo, a planta deve dar frutos para ser considerada como produtiva.

No entanto, há algumas situações em que a mangueira floresceu, mas nunca deu fruta. Nesse caso, a improdutividade costuma ser causada por alguma doença na fase da florada, geralmente o oídio e a antracnose. 

Ambas as patologias costumam acontecer em regiões que apresentam alta umidade do ar. 

Há situações também em que a fruteira não floresce. Nesse caso, é possível que tenha sido plantada a partir de uma semente e ainda pode produzir flores futuramente.

O que fazer quando há a incidência de fungos?

Algumas doenças podem comprometer a produtividade da manga e entre elas estão a incidência de fungos na mangueira. 

Esse patógeno costuma interromper a ocorrência de frutos novos na fase da florada. 

Em relação ao histórico é muito importante destacar que caso o plantio ocorra em um local sombreado, a mangueira tende a estar mais sujeita a contrair doenças, inclusive aquelas que são ocasionadas por fungos. 

Nesse caso, uma boa ideia seria substituir a Copa da planta para outra mais resistente a moléstias nas flores, como uma rosinha ou uma tommy atkins.

O que pode causar a queima das folhas?

A queima das folhas é outro problema frequente e que pode causar bastante preocupação por parte dos produtores. 

Na maioria das vezes, quando ocorre a queima das folhas verdes das mangueiras é sinal de excesso de salinidade no solo onde há o plantio das fruteiras. 

Vale destacar que os sais se originam no processo de formação do solo ou são trazidos por meio de movimentos da água subterrânea, água irrigada ou mesmo por excesso de adubação.

Esse problema é bastante frequente em regiões de clima semiárido, como é o caso no Nordeste brasileiro e, infelizmente, é uma questão de difícil solução. 

Porém, uma boa ideia é fazer a drenagem no local, pois essa prática ajudará a controlar o excesso de salinidade e, consequentemente, ajudará a evitar a queima das folhas.

Qual o melhor remédio para aplicar nos frutos manchados?

Destacamos anteriormente sobre a antracnose. Trata-se da principal causadora de manchas pretas sem mangas e a principal doença que ataca as mangueiras. 

A patologia também é verificada em folhas e flores da mangueira. Ambas caem no chão após ficarem escuras durante a fase da florada. 

Vale destacar que a antracnose é mais frequente em regiões de alta umidade. Por esse motivo, é mais difícil o plantio de manga em regiões de clima frio e úmido, especialmente das espécies bourbon, espada vermelha e haden.

A melhor maneira para combater esse problema é por meio da aplicação de fungicidas com o objetivo de pulverizar a planta. 

Esse procedimento deve ser feito durante a florada, quando há mais sensibilidade à doença, e no período dos frutos novos.

Leia também: Mulheres líderes no campo […]

Como obter uma produção sadia?

Essa é uma das principais dúvidas por parte de muitos produtores, afinal de contas se a produção for sadia será possível obter bons resultados. 

A mangueira quando plantada de semente demora entre 2 e 7 anos para florescer e produzir frutos. Caso seja reproduzida por enxertia pode frutificar ainda no próprio viveiro de mudas.

Para obter uma produção sadia é muito importante buscar formas de prevenir doenças comuns da planta, como as ocasionadas por fungos. A melhor maneira de se prevenir é por meio da aplicação de fungicidas. 

No entanto, em regiões de clima úmido controle é mais complicado, pois a umidade favorece o surgimento de doenças.

Por outro lado, as regiões de clima quente e seco favorecem o desenvolvimento e o plantio de manga. Na maioria das vezes é possível produzir frutos sadios e sem aplicar produtos contra os fungos.

Como fazer o plantio de manga?

O plantio de manga adequado garante mais qualidade aos produtos. Nessa espécie, é indicável fazer por enxertia, pois nesse método há a garantia da fidelidade das propriedades da planta-mãe aos frutos. 

No outro método, na qual se utiliza sementes, o principal aspecto positivo é o melhoramento genético, o que pode resultar em plantas e frutos diferentes da variedade utilizada.

O ideal é que o plantio seja feito em regiões quentes, pois nesses locais a planta tem melhor capacidade produtiva. 

Vale destacar, porém, que a planta não costuma tolerar solo muito encharcado, pois isso ocasiona apodrecimento das raízes e morte da mangueira. Caso o solo seja muito seco, é necessário fazer a irrigação.

A partir do segundo ano de cultivo é possível iniciar a produção. Porém, é importante fazer a colheita no ponto certo. 

Se a manga estiver muito verde, ela fica com um gosto azedo. Por outro lado, se colhida muito madura, a fruta machuca facilmente e fica com menos tempo para consumo.

Como você pôde perceber, o plantio de manga é uma das principais culturas desenvolvidas no Brasil, especialmente no estado de São Paulo e na região Nordeste. Por esse motivo, procuramos esclarecer as suas dúvidas sobre o plantio dessa espécie para auxiliá-lo a ter uma boa safra e, assim, possa colher os bons resultados da produção da manga.

Este conteúdo na qual esclarecemos suas dúvidas sobre o plantio de manga foi útil para você? Compartilhe este post para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *