Implantação do pomar para Limão Taiti

A implantação do pomar para Limão Taiti tem sido uma prática cada vez mais comum. Não há como essa questão ser diferente, pois essa espécie é um dos principais cítricos cultivados no Brasil. 

Sabemos também que o país é referência na exportação de produtos ligados às atividades da agricultura. A fruta também se enquadra nesse contexto.

Nesse momento é bastante comum surgir a seguinte dúvida: como fazer a implantação do pomar para Limão Taiti? 

Esse questionamento é pertinente, pois caso consiga implementar a cultura de maneira adequada, a safra tende a apresentar melhores resultados e também ser mais produtiva.

Pensando na importância do tema, neste post forneceremos algumas dicas que o auxiliarão a implementar a cultura de maneira adequada e, assim, obter melhores resultados com o Limão Taiti. Continue com a gente.

Roçagem do mato

Antes de fazer a roçagem do mato é muito importante selecionar a área destinada a produção do Limão Taiti. 

Procure se atentar também em relação à rotatividade de culturas para que seja possível fornecer mais nutrientes ao solo. 

Nesse momento pode-se pensar o seguinte: a monocultura é mais prática, pois só é preciso se preocupar com o cultivo de uma planta na lavoura.

Em uma análise inicial, a monocultura pode parecer mais prática, no entanto, empobrece o solo. Por outro lado, a rotatividade será capaz de fornecer diversos nutrientes. 

Com isso, as culturas tendem a ser produtivas e você tende a obter uma melhor safra, inclusive no limão.

Após fazer a devida seleção da área produtiva, chega-se o momento de fazer algumas atividades para a instalação do pomar. Entre elas estão a roçagem, a destoca e o enleiramento do mato. 

Esses processos devem ser feitos com, no mínimo, quatro meses de antecedência.

Aragem, calcário e gradeamento

Após a etapa da roçagem, destoca e enleiramento do mato, chega o momento de fazer a aragem do solo e distribuir o calcário. 

Além disso, é fundamental fazer o gradeamento para a incorporação do corretivo. Nessa etapa da implantação do pomar é importante ainda combater as formigas para que, no final, seja possível obter melhores resultados com o plantio do limão.

Em relação ao calcário é muito importante destacar que a prática é bastante comum na agricultura e ela é conhecida como calagem. 

Esse processo aumenta o pH e o fornecimento de cálcio e magnésio.

Leia também: Mulheres líderes no campo

Marcação da área de plantio

Depois de fazer os procedimentos anteriores visando garantir uma qualidade e produtividade do solo, chega o momento de fazer a demarcação da área de plantio.

Primeiramente, esse procedimento vai facilitar os seus trabalhos no campo, pois você saberá a região exata pela qual você deve plantar o limão.

Sobre esse tópico é muito importante destacar também que a marcação da área de plantio deve estar de acordo com os espaçamentos recomendados. 

Vale destacar, no entanto, que não há uma regra exata sobre qual deve ser a área de plantio da sua cultura. Isso porque, essa questão varia conforme a área da sua propriedade, as condições climáticas e o relevo da sua região etc.

Divisão do pomar em covas

A realização desse procedimento é mais conveniente em plantios extensos, pois facilita a organização no campo. 

Nesse caso, uma boa ideia é dividir o pomar em talhões e quadras. Isso pode ser feito por meio do uso de carreadores e eles fazem referência aos caminhos que possibilitam o fluxo de caminhões sem encostar nas árvores.

Na maioria das vezes, o talhão apresenta entre 10 e 20 mil plantas e são subdivididas em quadras com 2 a 3 mil plantas. Essa divisão é conhecida como unidades de controle de colheita e ela existe para facilitar a gestão da lavoura.

Vale ressaltar ainda que os carreadores devem ser paralelos e com uma distância de até 500 metros entre eles. 

O objetivo dessa prática é facilitar o trânsito por toda a lavoura. Com um espaçamento regular entre os carreadores, você conseguirá chegar mais rápido ao local em que precisar.

Leia também: Produtividade na agricultura: como melhorar?

Implantação do pomar para Limão Taiti: Plantio

Trata-se de um dos momentos mais importantes da implantação do pomar para Limão Taiti, pois é nesse instante em que será implementada, de fato, a cultura na sua propriedade.

Em relação a esse cítrico é importante ressaltar que o plantio deve ser feito com o solo molhado. Com isso, tende a ser mais fácil fazer o procedimento em períodos chuvosos. Porém, há a alternativa da irrigação do solo para deixá-lo úmido.

Implantação do pomar para Limão Taiti: Pós-plantio

Depois do plantio, o produtor terá que tomar alguns cuidados para garantir uma boa colheita. 

O Limão Taiti é uma das principais culturas de cítricos no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, principal produtor do país. 

Considerando a importância do plantio ao produtor rural e também à economia nacional é muito importante estar atento em relação às dicas para a implantação adequada da cultura. Dessa maneira, será possível obter melhores resultados no plantio e na colheita.

Está com alguma dúvida sobre a implantação do pomar para Limão Taiti? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ajudar a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *