As abelhas são consideradas insetos importantes para a agricultura de modo geral. Ao contrário das pragas, elas só trazem beneficios.
É possível manejar os pomares, por exemplo, e manter as abelhas sempre por perto. O agricultor, portanto, não precisa se preocupar se tomar os devidos cuidados.
Como já sabemos, as abelhas são importantes agentes polinizadores e, por isso, podem contribuir com a produção de laranjas, por exemplo.
Além disso, as floradas acabam influenciando a produção de mel nas colméias, pela grande disponibilidade de néctar nos citros, maior quantidade de pólen armazenado e manutenção das crias. E como resutado, o famoso mel de laranjeira.
Como a apicultura e a citricultura se complementam?
Os citros (laranjas, tangerinas, limas, limões e pomelos) são considerados as frutas mais produzidas no mundo. Normalmente, são bastante conhecidos pela característica da autopolinização.
Mas se por um lado, o seu perfume e abundância de néctar de suas flores são muito atrativos, inclusive para as abelhas, por outro lado atraem insetos que podem causar danos às lavouras também.
Por isso, é normal que muitos agricultores usem defensivos agrícolas em excesso e, por esse motivo, não só prejudicam o meio ambiente como, também, afastam os bons insetos.
Só para ter uma ideia, as abelhas são responsáveis por 80% das visitas às plantações.
Além disso, de acordo com o Manual de Boas Práticas: Citricultura e Apicultura, desenvolvido pela Fundecitrus e UNESP, revela que a polinização realizada pelas abelhas pode aumentar:
- até 35% a produção de laranjeiras;
- 22% o peso dos frutos;
- 33% a quantidade de suco (sem mudança em sólidos);
- 36% o número de sementes.
Você deve estar se perguntando sobre a ação dos ventos também, certo? Afinal, também pode ser considerado agente polinizador.
Mas quando nos referimos aos pomares de citros, sua importância é mínima. Isso porque o pólen é viscoso, aderente e muito pesado.
Agora, quando se trata de correntes de vento acima de 40 km/h, pode até ser que seja possível, mas dificilmente alcança distâncias maiores que 15 metros.
A cultura dos citros, hoje, é considerada uma das mais importantes para o setor apícola no estado de São Paulo. O mel de laranjeira costuma ser o mais consumido, já que o seu tom é mais claro e o sabor mais suave.
Quais comportamentos o apicultor e citricultor devem adotar?
Até aqui você já percebeu então que, sim, a apicultura e a citricultura são aliadas poderosas para todos os envolvidos.
Entre elas, a preservação das abelhas dentro do agroecossistema, manutenção da polinização das flores de citros pelas abelhas e, claro, colaborar com a sustentabilidade dessas suas práticas.
Então, para que se alcance resultados melhores, existe uma série de boas práticas/comportamentos que podem ser adotados para fortalecer essa parceria. Confira a seguir!
CITRICULTOR
- Mantenha contato com os apicultores que utilizam seus pomares para a prática da apicultura e, principalmente, indique locais seguros para alocar as colmeias. Por questões de segurança, você pode estabelecer um acordo por escrito e autenticado em cartório.
- Comunique com antecedência o apicultor sobre quando agendar uma pulverização. Desse modo, ele terá tempo para planejar o confinamento das abelhas ou mudar as colmeias de lugar.
- Não aplique defensivos agrícolas em talhões que estão em florada. O citricultor pode considerar que o pomar está em florada quando 10% das flores estiverem abertas.
- Quando for realizar pulverização aérea, respeite as distâncias mínimas em relação às áreas de risco, conforme legislação.
- Conheça os defensivos agrícolas que for utilizar em sua propriedade e, principalmente, esteja atento a informações como: seletividade a abelhas, forma e épocas com restrição de aplicação (seguir rótulo do produto).
APICULTOR
- Converse com os citricultores e deixe-os informados sobre o número e localização das colmeias colocadas dentro ou próximo à propriedade citrícola. Por questões de segurança, você pode estabelecer um acordo por escrito e autenticado em cartório.
- Determine em conjunto com os citricultores as áreas exclusivas para colocação de colmeias.
- Comunique suas atividades e a distribuição das caixas.
- Realoque suas colmeias para áreas seguras (livres de inseticidas ou onde não há resíduos) sempre que necessário.
- Identifique as colmeias com nome, endereço e outras informações que permitam sua comunicação com os citricultores.
- Informe os citricultores a ocorrência de morte de abelhas, assim que detectá-la, mesmo depois de tomadas as medidas citadas acima.
- Não colher o mel quando os trabalhadores estiverem no pomar.
A apicultura e a citricultura, como pode ser notado, são aliadas que trazem inúmeros benefícios não só para os profissionais como, também, para o meio ambiente.
Você já baixou o Guia de Poda Hidrautec?
Um conteúdo exclusivo e de qualidade para ajudar o produtor a ter sempre em mãos informações úteis quanto a épocas, objetivos e vantagens da poda planejada.
A poda para para grande parte das árvores frutíferas é um dos principais aspectos que garantirão o sucesso no crescimento e florada, resultando em frutos com qualidade e garantindo uma excelente colheita. Baixe agora!