Área plantada de limões e limas cresce com força nos últimos anos

A área plantada de limões e limas tem crescido significativamente nos últimos anos, principalmente durante e, principalmente, após a pandemia, tudo para fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia.

Para que se tenha uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 36% dos entrevistados revelaram que começam a dar preferência pelos alimentos e bebidas que consideram fortalecer o sistema imunológico.

Os limões e limas estão na lista e, por isso, viraram pauta para este artigo. Continue lendo-o até o final e esteja por dentro do cenário no Brasil.

Área plantada de limões e limas: breve cenário atual no Brasil


Impulsionado pelo aumento do bem-estar e saúde, a área plantada de limões e limas teve um boom positivo.
Um levantamento realizado pelo Fundecitrus aponta que nos estados de São Paulo e Triângulo Mineiro totalizaram 51.809 hectares de área só este ano, o que representa um aumento de 33% se comparado ao ano de 2018.

A lima ácida tahiti lidera a participação no mercado com quase 89%. De modo geral, a participação deste grupo na área total de citros, então, passou de 8% em 2018 para 11% em 2022.
Um dos motivos para expansão do setor está relacionado, também, aos bons resultados financeiros da cultura em 2020, além, claro, do crescimento da participação no mercado internacional.

Quem são os maiores produtores de limões e limas?

Os agricultores familiares são considerados os maiores produtores, o que acaba elevando a importância socioeconômica para as regiões produtoras.

Uma parte da produção é destinada a intermediários e vendidas para Ceasas, feiras livres, supermercados e sacolões.

Além disso, ainda durante a pandemia, com a proibição de feiras, bares e restaurantes, por exemplo, o mercado de proximidade foi impulsionado entre os pequenos produtores e a tendência é que continue assim.

Por outro lado, as exportações também aumentaram nesses últimos dois anos. Entre os principais motivos está a valorização do dólar e influência do maior consumo e da oferta mais baixa na União Europeia, que por sinal corresponde a 80% da fatia.

A lima ácida tahiti está se tornando cada vez mais popular no mercado europeu por ser uma fruta considerada exótica, não ter sementes e ser associada a melhora da imunidade.

Quais são as principais perspectivas para o futuro?


Como você pode ter notado até aqui, motivos para que a área plantada de limões e limas crescesse não faltam.
Claro, a expectativa é que continue crescendo à medida em que a população se preocupa com a saúde e outros fatores socioeconômicos. Mas, para além disso, o que será que o agricultor pode esperar?

Abaixo listamos algumas tendências e perspectivas. Confira!


Uma grande expectativa para o mercado mundial de alimentos é a intensificação da preocupação com alimentação saudável e segurança dos alimentos.


Portanto, os produtores que contarem com certificação e diferenciação do seu produto terão mais oportunidade de comercialização.


O consumo de produtos com elevado teor de vitamina C aumentou, principalmente durante a pandemia, e a demanda continuará em alta. De qualquer forma, as importações de citros pela União Europeia poderá fechar em baixo, já que houve crescimento estimado da oferta dos países produtores do Bloco.

Muitas famílias no Brasil estão passando por um momento de dificuldade, o que pode retrair o crescimento da demanda. Por isso, é importante investir em outros meios de venda, (indústria, mercado interno e exportação).
Tem-se observado tendência de diversificação dos pomares de citros no Brasil com ampliação de áreas com limão, lima e tangerina.

Apesar de as expectativas serem bem meio a meio, positivo ou negativo, é importante que o agricultor continue investindo. Para isso, nada melhor do que contar com os melhores insumos e tecnologias.

Para isso, conte com a Hidrautec, uma das maiores parceiras do citricultor brasileiro. Com equipamentos de poda e tratores modernos, a colheita e manutenção dos pomares ganham força.
Continue informado sobre as notícias do mercado agro. Basta acompanhar nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *