O Brasil é o sétimo maior produtor de manga do mundo, com mais de 67 mil hectares de área colhida. O destaque para a produção deste fruto fica para o Nordeste, onde se concentra mais de 77% da colheita brasileira, de acordo com dados sobre fruticultura da Embrapa.
Os produtores de manga, assim como os outros fruticultores, enfrentam diversos problemas que afetam a eficiência da colheita e da qualidade dos frutos. A falta de eficiência na poda é um dos principais obstáculos, pois a poda manual pode ser ineficiente, além de consumir maior tempo e recursos financeiros.
Além disso, o manejo inadequado da copa das árvores pode resultar em uma estrutura desorganizada e dificuldades na penetração de luz solar e na aeração adequada das árvores, gerando frutos de menor qualidade e sabor para o consumidor final.
Tudo o que você precisa saber sobre a poda de manga
A poda de manga possui muitas funções, dentre elas: orientar o crescimento da planta para garantir uma melhor saúde para a mangueira, equilibrar o crescimento vegetativo nas partes da planta, garantir um equilíbrio entre raízes e o restante da planta, e melhorar a iluminação e aeração da copa.
A poda pode ser realizada na formação dos frutos, a fim de orientar o crescimento dos ramos. Com esse manejo, a mangueira crescerá da maneira mais conveniente para o produtor, que poderá utilizar o máximo potencial que a planta pode oferecer em termos de ramos laterais produtivos.
Segundo a Embrapa, a poda de formação controla o tamanho das mangueiras e isso possibilita o aumento da densidade do plantio, fazendo com que o produtor consiga obter uma maior quantidade de frutos com a mesma quantidade de área plantada. Uma poda de formação feita com qualidade também garante uma maturação mais rápida das árvores frutíferas, e por consequência a economia de recursos financeiros e ambientais.
Já as podas de produção (limpeza, levantamento da copa, iluminação, lateral, topo e equilíbrio) são realizadas durante a fase produtiva da planta, ou seja, antes da colheita. A poda de limpeza é feita com o intuito de remover os galhos secos e doentes da árvore (que podem estar contaminados com os fungos Fusarium e Lasiodiplodia) e também gerar gemas apicais para a produção de frutos do ano seguinte.
A poda de levantamento da copa consiste na eliminação dos ramos menores de 0,70m, o que ajuda no controle de ervas daninhas e em uma melhor distribuição da água de irrigação por aspersão. Já a poda de iluminação elimina ramos centrais na parte superior da planta para que haja uma melhor iluminação de galhos e frutos.
Enquanto isso, a poda lateral é realizada para garantir que haja espaço hábil entre as árvores para a passagem de máquinas e equipamentos. A poda de topo é realizada para garantir o controle da altura da planta, e a poda de equilíbrio é feita para equilibrar a produção de frutos e folhagens da mangueira.
As máquinas da Hidrautec são a solução que você precisa
Todos esses benefícios da poda sazonal e rotineira de sua lavoura de manga podem ser obtidos com as máquinas de poda Hidrautec. Nossos podadores, como o HLC-3, podem ser utilizados para a poda lateral e de topo ao mesmo tempo – e sem esmagamento de frutos – garantindo uma maior produtividade em sua lavoura e uma safra muito mais rentável e competitiva para você, produtor.