O cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais é o maior produtor de laranja para suco de laranja do mundo, de acordo com dados oficiais da Embrapa. Representando 35% de toda a produção de laranja do mundo, essa produção de citros movimenta mais de US$ 14 bilhões por ano para a economia brasileira.
Apesar de ter passado por um salto na produtividade desde os anos 1990, a produção de citros continua a enfrentar os mesmos obstáculos, que estão relacionados principalmente ao controle e manejo de pragas e a outros fatores ambientais.
Condições climáticas adversas, como geadas, secas e ondas de calor podem matar os frutos ou provocar graves danos a eles, de maneira que toda a lavoura pode ficar comprometida. Estratégias como a instalação de sistemas de irrigação e a queima de óleo ao redor das árvores são utilizadas pelos produtores para evitar os danos causados por geadas, o uso de sistemas de gotejamento ou microaspersão minimizam os efeitos danosos da seca, e sistemas de sombreamento temporários são utilizados como proteção aos efeitos de ondas de calor.
Os maiores desafios para os produtores encontram-se no campo de manejo de doenças e pragas, pois a lavoura de citros é especialmente frágil em relação aos danos causados pelas pragas do greening (huanglongbing), cancros cítricos e mancha-preta. Uma infestação na lavoura de citros possui o poder de espalhar-se rapidamente, o que pode comprometer uma lavoura inteira em um curto espaço de tempo. E é por isso que estratégias de controle e manejo integrado de pragas e doenças, como o uso de pesticidas, o controle biológico e práticas culturais adequadas são soluções essenciais para a saúde da lavoura e o lucro do produtor de citros.
A poda periódica e adequada é o melhor instrumento para controlar rapidamente o surgimento de pragas como o greening, pois a poda ajuda a remover galhos mortos e doentes e estimula o crescimento de novos galhos e folhas.
Nossas máquinas de poda são importantes aliadas do produtor de citros, pois a poda automatizada possui maior agilidade na eliminação de pragas como o greening, e essa agilidade é um fator crucial para que as pragas não se espalhem em um pomar saudável. Além disso, uma poda automatizada é um serviço mais leve para os trabalhadores da lavoura, que podem utilizar seu tempo realizando uma melhor inspeção e cuidado dos frutos.
O manejo do solo a fim de minimizar danos causados por erosão, compactação e deficiências nutricionais também deve ser realizado pelo produtor de maneira eficiente visando o maior aproveitamento da lucratividade da lavoura. Boas práticas agrícolas, como rotação de culturas, adubação adequada e uso de cobertura vegetal melhoram a fertilidade e a estrutura do solo da lavoura.
Sabemos que o produtor de citros enfrenta variados desafios em seu pomar, e é por isso que a Hidrautec produz as melhores máquinas de poda do mercado. Nossa missão é fazer com que sua lavoura produza frutos da melhor qualidade, e que esses frutos sejam saudáveis e competitivos no mercado mesmo em um cenário de demanda instável, mais valorizados no momento da venda, e que tragam mais lucratividade para o produtor.
A Hidrautec está ao lado do produtor de citros para garantir que os desafios presentes na sua lavoura sejam superados com a ajuda da inovação e das melhores práticas na citricultura. Com o implemento da poda automatizada e das melhores práticas o produtor com certeza terá uma safra com frutos de melhor qualidade e mais rentável.
Quer saber mais sobre o processo de poda? Consulte o nosso Guia de Poda Hidrautec para garantir as melhores práticas na sua lavoura!