O cultivo de citros é uma atividade econômica importante em muitos países, especialmente no Brasil, que é líder mundial na produção de laranjas. Apesar de sermos líderes mundiais em citros, a poda e a colheita no Brasil são, na maioria das vezes, feitas de forma manual, o que demonstra que ainda existe um enorme gargalo produtivo e tecnológico a ser superado pelos produtores de citros brasileiros.
A colheita manual de citros é uma atividade tradicional e amplamente utilizada em muitas regiões do mundo. No entanto, esta prática pode ser um processo demorado, cansativo para os trabalhadores, e caro, o que gera impactos negativos não só para o bem estar e a saúde dos trabalhadores, como também econômicos para o produtor.
Impactos negativos da poda e colheita manual
Entre esses impactos ambientais negativos estão a degradação do solo, a perda de biodiversidade e a poluição do ar. Somados a esses fatores, os custos de uma colheita manual podem incluir eventuais acidentes e uma maior demora no escoamento da produção.
Um dos principais problemas associados à colheita manual de citros é a compactação do solo. Isso ocorre quando os trabalhadores pisam no solo repetidamente durante a colheita, o que pode prejudicar a estrutura e a capacidade do solo de reter água e nutrientes. A compactação do solo também pode afetar negativamente a biodiversidade, pois pode alterar o habitat de muitos organismos no solo da plantação, como minhocas e bactérias.
Além disso, a colheita manual de citros também pode causar poluição do ar devido ao uso de máquinas e equipamentos pesados, como motosserras e serras elétricas. Esses equipamentos podem emitir gases de escape, poeira e ruído que afetam negativamente a qualidade do ar e a saúde humana ao redor da lavoura.
Felizmente, as máquinas de poda são uma solução promissora para mitigar os impactos ambientais negativos da colheita manual de citros, e cada vez mais são uma solução viável para mitigar também os impactos financeiros e humanos.
Isso ocorre porque as máquinas de poda são projetadas para cortar os ramos das árvores sem danificar o resto da planta ou o solo. E isso gera uma maior eficiência para a lavoura, o que significa uma economia de tempo no campo e uma economia de recursos necessários para realizar a poda e a colheita.
Aumente a produtividade na sua lavoura
Pensando em facilitar ao máximo a vida do produtor de citros, a Hidrautec criou diversos modelos de máquinas de poda agrícolas para acelerar a produção e a produtividade da sua lavoura.
Se você deseja implementar tecnologia na sua lavoura, sugerimos que use um de nossos modelos de podadores, que vão desde o Podador HLC-1 – que é nosso equipamento mais compacto que pode ser acoplado a um trator – ao Podador HLC-6 – que possui um chassi próprio e em podas com frutos evita o esmagamento dos mesmos.
O Podador HLC-6 pode ser usado em conjunto com o Podador HLC-3 para realizar as podas laterais e de topo, aproveitando ao máximo a capacidade das duas máquinas, e economizando muito tempo útil na sua lavoura.
Nossos podadores possuem a melhor tecnologia agrícola do Brasil, e estamos sempre inovando para isso. Para manter uma melhoria contínua, a tecnologia das máquinas de poda tem evoluído significativamente, incluindo a adoção da automação e da inteligência artificial.
A presença de automação nas máquinas de poda significa que há sensores que detectam a posição e o tamanho das árvores, bem como a quantidade de frutas que elas produzem. E essa informação é usada para programar o movimento dos braços robóticos que cortam as folhas e galhos das árvores com precisão milimétrica.
Já a presença da inteligência artificial (IA) significa mais otimização do processo de poda e colheita, visto que a IA ajuda a identificar o momento ideal para a colheita, com base em dados sobre a maturação das frutas, clima e outras variáveis. Isso permite que os frutos sejam colhidos no momento mais adequado, garantindo uma maior qualidade dos citros e evitando desperdícios no campo.
Perspectivas para a tecnologia e a sustentabilidade na produção de citros
A tecnologia de máquinas de poda agrícolas têm um papel importante a desempenhar na melhoria da sustentabilidade ambiental e na eficiência da colheita de citros. À medida que a demanda por alimentos continua a crescer, a indústria citrícola enfrenta a necessidade de aumentar a produção de forma sustentável, enquanto enfrenta a escassez de mão de obra.
As máquinas de poda agrícola são a solução para atender essas necessidades, tornando a colheita mais eficiente, mais sustentável, e mais econômica – além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais saudável para o trabalhador do campo.
Com avanços tecnológicos contínuos na automação, inteligência artificial e robótica, é provável que vejamos ainda mais inovações na indústria de colheita de citros nos próximos anos. Tudo isso para que a sua lavoura seja cada vez menos sujeita a pragas e acidentes, e mais produtiva, elevando a qualidade dos seus frutos continuamente.
Nós, da Hidrautec, estamos sempre ao lado do produtor rural para proporcionar a melhor experiência em produção e colheita de citros para você, gerando valor e produtividade para a sua lavoura. E é por isso que sempre estamos disponíveis para te ajudar. Quer saber qual máquina de poda é melhor para você? Fale conosco agora mesmo.